O futuro das habilidades profissionais e o desafio de desenvolvê-las

Press Release

O grande questionamento acerca das profissões do futuro consiste em quais habilidades devemos capacitar nossos alunos e funcionários. Tal discussão norteia todas as hipóteses sobre a preparação das instituições de ensino e empresas para o amanhã.

Na era da quarta revolução industrial e com tecnologias gradativamente mais refinadas, empresas de todos os portes procuram estudantes e funcionários com habilidades interpessoais. Mas o que são essas habilidades? Como elas podem ser desenvolvidas e/ou ensinadas? É o que pretendemos discutir.

No último estudo da D2L, sobre o Futuro das habilidades na era da 4ª revolução industrial, exploramos os desafios trazidos pelas tecnologias disruptivas, como robótica e genética, e seu impacto no mercado de trabalho. O fato é que, apesar de as tarefas básicas de trabalho poderem (e já serem) facilmente executadas pela automação, outras habilidades são cada dia mais consideradas de alto valor.

As habilidades interpessoais, que envolvem a interação efetiva com outros seres humanos e a capacidade de se adaptar e de ter resiliência, são difíceis de medir, mas são essenciais para o sucesso de um negócio, seja qual for o segmento. A mentalidade adaptável, característica primordial das habilidades interpessoais, é uma das principais razões para o seu crescente valor no mercado de trabalho.

Em estudo realizado pela McKinsey & Company encontramos dados impactantes que estão alinhados ao debate sugerido pela D2L. De acordo com o estudo, aproximadamente 375 milhões de trabalhadores substituirão suas categorias profissionais até 2030, com ênfase na capacidade de se adaptarem ao dia a dia de coexistência com máquinas ultra capazes.

Uma pesquisa do LinkedIn descobriu que 57% dos líderes dizem que as habilidades interpessoais são mais importantes do que as habilidades técnicas. Devido à tamanha importância, tomamos a liberdade de chamar as habilidades interpessoais de “duráveis”, uma vez que são atemporais e não diferenciam categorias de trabalho.

Logo abaixo do guarda-chuva das habilidades duráveis, vem a inteligência emocional (EQ), cada vez mais importante e valorizada. Competências como colaboração, comunicação e empatia são características que contribuem para um trabalhador eficiente e flexível.

Um dos maiores desafios das habilidades duráveis, no entanto, é a dificuldade de desenvolvê-las. E essa dificuldade está integralmente ligada a um sistema de aprendizagem defasado, que enfatiza prioritariamente habilidades profissionais, competências técnicas ligadas a cada tipo de função exercida. Faz-se necessário uma mudança de paradigma, na qual a aprendizagem contínua, juntamente com o desenvolvimento de habilidades interpessoais, sejam o ponto crucial do sistema educacional.

As instituições de ensino precisam oferecer aos indivíduos recém‑formados uma vantagem competitiva na força de trabalho e isso significa obter não só habilidades profissionais, mas também habilidades duráveis relevantes para diferentes funções e tipos de empresas. Essa necessidade inclui:

1. Modificar a grade curricular dos cursos e programas de ensino superior para incluir o desenvolvimento de habilidades duráveis;
  2. Desenvolver programas que permitam que os funcionários retornem periodicamente ao sistema educacional com facilidade para que se atualizem ou obtenham novas habilidades.

Sabemos que essa tarefa não é fácil, porém identificar os atributos necessários em um recém‑formado é um passo inicial e deve ser seguido pelo envolvimento do corpo docente para gerar suporte e compreensão. Exemplos de atributos incluem:

• Pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas;
  • Questionamento e aspiração;
  • Criatividade;
  • Comunicação eficaz e trabalho em equipe;
  • Liderança e proatividade;
  • Autoconhecimento e inteligência emocional.

No Canadá, por exemplo, cerca de 19 instituições incluíram em seu programa o curso de Tecnologia em Gestão de Negócios (TGN) a fim de transmitir aos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação habilidades interpessoais e de negociação que eles não possuíam originalmente na grade curricular.

Conforme as organizações educacionais de ensino superior iniciam a jornada pela reestruturação de seus programas para essa nova demanda de competências, as empresas também podem encontrar o caminho para oferecer treinamento corporativo mais eficaz e econômico nas próprias universidades.

O futuro das habilidades e competências pessoais é uma realidade que precisa ser discutida. Esperamos que este artigo sirva como ponto de partida para o diálogo sobre como desenvolvê-las.

SOBRE A BRIGHTSPACE

Brightspace é uma plataforma de aprendizagem baseada em nuvem que torna a aprendizagem on-line e combinada fácil, flexível e inteligente. A Brightspace vai muito além do sistema de gestão de aprendizagem tradicional (LMS) – é fácil arrastar e soltar conteúdo para criar cursos envolventes, suporta todos os dispositivos móveis, tem um uptime líder da indústria e foi construída com a acessibilidade em mente para todos os alunos. Além disso, a plataforma Brightspace permite o futuro da aprendizagem com um mecanismo de gamificação, aprendizagem adaptativa, gerenciamento de vídeos, agentes inteligentes, modelos interativos para o design de cursos, suporte total aos resultados ou aprendizagem baseada em competências, bem como análises da aprendizagem que geram ações. A Brightspace da D2L, recentemente, foi nomeada o AVA número 1 no ensino superior pela Ovum Research e número 1 em Aprendizagem Adaptativa pela eLearning Magazine. Adicionalmente, a Aragon Research incluiu a D2L em cobiçada lista dos principais fornecedores para aprendizagem. Para mais detalhes, visite a página do Mercado corporativo em nosso site.

SOBRE A D2L

A D2L acredita que a aprendizagem é a fundação sobre a qual todos os progressos e realizações ocorrem. Trabalhando globalmente em estreita colaboração com as organizações, a D2L transformou a forma como milhões de pessoas aprendem on-line e em sala de aula. Saiba mais sobre a D2L para escolas, ensino superior e empresas, acessando www.d2l.com.

RELAÇÃO COM A IMPRENSA – D2L

Twitter: @D2LBrasil

© 2019 D2L Corporation.

A família de empresas D2L inclui a D2L Corporation, D2L Ltd, D2L Australia Pty Ltd, D2L Europe Ltd, D2L Asia Pte Ltd e aD2L Brasil Soluções de Tecnologia para Educação Ltda.

Todas as marcas D2L são marcas registadas da D2L Corporation. Visite D2L.com/trademarks para obter uma lista das marcas D2L.