EDUCAÇÃO

Grupo UBEC: ensino a distância com D2L

24/11/2021 13:32

A união católica migrou de uma plataforma gratuita para o LMS Brightspace.

A UBEC reúne mais de 20 mil alunos no Brasil, Estados Unidos e Japão. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) migrou para o Brightspace, sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês) da D2L, para dar continuidade às atividades letivas durante a pandemia.

Diante do contexto, o grupo viu a necessidade de acelerar o projeto de currículo híbrido e afirma que a plataforma viabilizou essa realização.

“O nosso modelo de educação a distância precisa trazer a nossa tradição e o brilho nessa área, e esse brilho vem da metodologia que cria experiência. O ambiente virtual de aprendizagem nos permite criar essas experiências, tornando possível um diálogo com o estudante”, afirma o professor Everton Renaud, diretor de educação a distância da UBEC.

Baseada em nuvem, a Brightspace é voltada para a criação de cursos, a elaboração de conteúdo e a correção de tarefas, além de gerar relatórios analíticos que monitoram o nível de desempenho de cada departamento, curso ou indivíduo.

Segundo a UBEC, o novo sistema proporciona maior previsibilidade em relação à tecnologia e custos, maior escalabilidade e estabilidade, além da possibilidade de oferecer melhor experiência para alunos e professores com uma plataforma responsiva.

Anteriormente, a instituição utilizava uma ferramenta gratuita que não teve o nome revelado.

A UBEC reúne mais de 20 mil alunos, desde a educação básica até o ensino superior, distribuídos em nove unidades de ensino presencial e 85 polos de educação a distância espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e Japão.

Já a D2L é uma multinacional canadense presente no Brasil desde 1999. Sua plataforma é utilizada por mais de 1,1 mil clientes e 15 milhões de alunos de educação básica, fundamental e superior, bem como por clientes corporativos e governamentais, entre eles FGV, Instituto Ayrton Senna e SPC Brasil.