Ir para o conteúdo principal

Quais os impactos da implantação do microlearning na educação corporativa?

  • 6 min de leitura

Como o microlearning pode ser implementado na educação corporativa e quais os principais benefícios da plataforma

Através da transformação digital que ocorreu durante os anos, houve várias mudanças dentro da educação que possibilitaram uma nova interação do aluno e professor.

Não há necessidade de um aprendizado totalmente presencial, principalmente pela facilidade que os celulares e a internet permitiram. Logo, o microlearning pode ser mais uma ferramenta para agregar nesse ensino e aprendizado.

Sabe-se que as salas de aula se estenderam para além do espaço físico, e mais teorias que deram outro olhar do professor e aluno na educação. Uma delas é a educação corporativa, que é marcada pelo aprendizado dos alunos com os professores, não em uma aprendizagem vertical em que um passa o conhecimento e o outro só absorve como era muitas vezes apresentado anteriormente.

Na educação corporativa, os alunos aprendem entre si e o professor também, de modo que é estimulado a autonomia dos alunos. Além do protagonismo que é estimulado em sala de aula, essa prática de ensino permite o desenvolvimento de outras habilidades, assim como as softs skills, que falaremos mais adiante.

Conhecendo agora um pouco mais sobre a educação corporativa, entenda como o microlearning pode aprimorar ainda mais essa metodologia para ser mais efetiva e ter mais resultados.

Microlearning nos treinamentos

O microlearning, ou micro aprendizado, em tradução livre, é um aprendizado fragmentado do conteúdo. Como já diz, o consumidor vai ter o material subdivido em conteúdos ainda menores que podem ser consumidos até mesmo no celular.

Imagine o seguinte: está a caminho do trabalho, no ônibus ou outro meio de transporte, e vê ali uma oportunidade de continuar assistindo o treinamento que começou para aperfeiçoar suas habilidades. Em um vídeo de cinco minutos ou um pouco mais, foi possível aprender sobre uma soft skill e no tempo que achou mais interessante. Esse é o objetivo do microlearning.

Aliar a educação corporativa com o microlearning tem sido a tendência dos novos treinamentos. O mais interessante deste aprendizado fragmentado é que este é resultado de estudos já realizados sobre a educação espaçada. Várias escolas de idiomas defendem o estudo de pelo menos 30 min ou mais por dia de algum texto da língua que deseja aprender e ter a persistência nesse hábito é mais eficaz do que ficar horas ou um dia estudando. É possível ver já os resultados positivos com este método.

Outros pontos pertinentes que levam os usuários, professores e alunos a se conectarem e aderirem a um micro aprendizado:

  1. As gerações mais novas, especialmente a Z, têm mais dificuldade de assimilar e focar em um assunto por muito tempo em razão das várias distrações presentes no cotidiano. Então é pouco eficiente introduzir assuntos densos em treinamentos à moda antiga, com apresentações, coffee break e uma montanha de conteúdo para absorver;
  2. É interessante a facilidade que o microlearning permite ao estar na palma da mão do consumidor. Os funcionários que têm acesso a plataforma podem simplesmente acessar pelo celular o que precisam consumir do treinamento, e isso também ajuda muitos funcionários a consumirem este conteúdo, principalmente quem tem mais trabalho externo, como o pessoal de vendas ou outra equipe que não consegue estar em treinamento presencial.
  3. Se perdeu alguma coisa, com a plataforma de microlearning é possível resgatar. O conteúdo pode ser revisado, voltar de onde parou no vídeo, assistir novamente sem perder aquela orientação que tanto precisava.

Essa tendência da técnica de microlearning só tende a aumentar no mercado. Outra funcionalidade que a microlearning proporciona é alterar os formatos de aprendizagem, o que contribui para a educação corporativa. Se não é possível tornar o ensino totalmente online, o treinamento pode ter etapas presenciais, o que enriquece ainda mais a plataforma.

Logo a seguir alguns benefícios que o microlearning proporciona na educação corporativa.

Maior eficácia de ensino

Um estudo da International Journal of Educational Research Review demonstrou que os jovens que aprenderam o conteúdo de forma tradicional comparado com o grupo que aprendeu com o microlearning tiveram cerca 18% de maior aproveitamento comparado ao primeiro. Isso acontece porque a prática de aprendizado espaçado respeita o tempo do aluno, tanto o período de consumo de conteúdo quanto de descanso e tem mais aproveitamento.

Sem falar que dividir em pequenas etapas dá maior sensação de recompensa. Ao assistir um vídeo de cinco minutos do treinamento, a pessoa fica feliz que conseguiu concluir uma etapa e vai adiante. Já com um conteúdo mais denso, que dura mais tempo, é mais fácil o consumidor achar que está demorando e se distrair.

Educação aliado à tecnologia

O microlearning é mais um passo dado ao desenvolvimento de técnicas que são aplicadas junto aos avanços tecnológicos. Hoje o mercado está cada vez mais competitivo, e se adaptar a novas tecnologias e habilidades é necessário. Logo, para entrar no lifelong learning, ou seja, manter uma postura de aprendizagem contínua ao longo da vida, a aprendizagem fragmentada contribui bastante com microcursos e uma plataforma mais flexível e criativa.

Além disso, os estudantes podem aprender mais as habilidades do momento que são hoje as mais requisitadas do mercado de trabalho. Lá as soft skills como empatia, liderança, resolução de problemas podem ser desenvolvidas em cursos pequenos e fragmentados por essa técnica de microlearning.

Gestão de tempo

Através da flexibilidade do microlearning é possível os alunos fazerem uma autogestão do tempo de aprendizagem. Eles são os responsáveis por gerenciar quando e onde querem estar aprendendo. Por essa razão fica bem mais fácil eles criarem o seu próprio cenário e assistir a aula quando quiserem.

Em resumo: a microlearning é uma técnica que facilita o ensino e aprendizagem através de um conteúdo fragmentado. Aliado a uma educação colaborativa em que os professores e alunos juntos constroem o conhecimento e estimulam o protagonismo, a técnica de aprendizagem espaçada vem de encontro com este objetivo ao aliar autogestão e tecnologia.

A plataforma online ou como melhor for adaptada permite que os alunos consumam quando quiserem, e o treinamento é bem mais compacto para ser consumido e mais fácil de ser assimilado por ser fragmentado.

Acrescentando a esses benefícios, a microleaning possibilita maior sensação de realização, pois o consumo do material é mais rápido e por etapas.

Logo, para a educação corporativa, a aprendizagem espaçada é muito enriquedora, ainda mais no mercado de trabalho atual que exige do profissional uma constante atualização. A possibilidade de se especializar com seu celular onde estiver e quando quiser aumentar as chances de tornar a educação ainda mais acessível e efetiva.

Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?

Para aqueles que não sabem, a Plataforma Brightspace pode auxiliar a sua instituição a motivar os alunos da nova geração, através da implementação da aprendizagem móvel.

Já que essa ferramenta consiste em um sistema de gestão da aprendizagem completo, intuitivo e responsivo. A Plataforma Brightspace também é adaptável a qualquer dispositivo e valoriza a experiência do usuário, simplificando a navegação do aluno dentro do software.

Contando com diversos recursos inovadores e tecnológicos, a nossa ferramenta ainda permite a personalização completa dos fluxos de ensino, assim como o uso de metodologias ativas, propondo um fluxo de aprendizagem muito mais fácil e dinâmico.

Além disso, a nossa plataforma conta com diversas ferramentas robustas de gestão e dashboards detalhados, que viabilizam a visualização da performance do estudante em tempo real e geram insights de melhorias nos processos educacionais, de acordo com as necessidades de cada aluno. Otimizando, dessa forma, o nível educacional como um todo.

Por fim, a Plataforma Brightspace também pode ajudar a sua instituição a se adequar à nova realidade do mercado educacional de maneira simplificada e muito mais acessível, oferecendo rápida implementação e suporte completo de um time técnico qualificado.

Quer saber mais? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Written by:

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. Microlearning nos treinamentos
  2. Maior eficácia de ensino
  3. Educação aliado à tecnologia
  4. Gestão de tempo
  5. Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?