Ir para o conteúdo principal

Educação por competências no treinamento corporativo: 3 motivos para adotar

  • 4 min de leitura

Entenda como a educação por competências intensifica os resultados positivos do treinamento corporativo

A fim de trazer novas interações digitais para o mercado educacional, metodologias ativas são colocadas à frente dos treinamentos corporativos para que possam interagir com mais eficiência com as gerações atuais, principalmente a Z e Alpha.

Segundo o relatório Recovering learning: Are children and youth on track in skills development?  — Recuperando a aprendizagem: As crianças e os jovens estão no caminho certo no desenvolvimento de habilidades? – cerca de três em cada quatro jovens não têm as habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

O relatório ainda acrescenta que em pelo menos um em cada três países de baixa renda com dados disponíveis, mais de 85% dos jovens estão atrasados na obtenção de habilidades de nível secundário, digitais e específicas para o trabalho.

Esse estudo comprova as lacunas do ensino, principalmente geradas pela falta de preparo das instituições de ensino na pandemia, e que agora demonstram grande impacto sobre os jovens e sua inabilidade para o mercado de trabalho. É necessário, portanto, reconhecer a situação de perto e propor soluções de acordo com a realidade dos alunos e colaboradores.

Com o intuito de trabalhar na retenção de talentos nas empresas e proporcionar um ambiente de crescimento e desenvolvimento, neste artigo será abordado como a educação por competências contribui para a formação dos colaboradores e como ela funciona. Confira!

O que é Educação baseada em Competências (EBC)?

Como já foi apontado anteriormente, a necessidade de aproximar os mais jovens do mercado de trabalho é de extrema importância. Logo, para que os treinamentos corporativos integrem os conteúdos que realmente serão utilizados no setor de atuação dos funcionários, é interessante utilizar a metodologia de Educação por Competências.

A Educação por Competências consiste em um método que explora o processo de aprendizagem sem estar em função do tempo, ou seja, o aluno faz o tempo dele. Através da EBC, o aluno tem mais liberdade para aprender no seu tempo, já que o treinamento só dá andamento quando ele assimila o conteúdo.

Veja mais: Como funciona a educação baseada em competências com a plataforma Brightspace?

Por meio dessa metodologia, foge-se do tradicional, em que o aluno teria um tempo fixo para aprender o conteúdo e muitas vezes poderia sair desse período sem aprender os conceitos. Em contrapartida, com a EBC, o colaborador tem o tempo personalizado, assim como os conteúdos é regrado pela assimilação dos conteúdos.

A tendência das novas metodologias ativas é proporcionar que mais estudantes saiam entendendo o conteúdo, sem ficarem engessados por um currículo generalizado. Ao personalizar o conteúdo, o aluno vira protagonista da sua aprendizagem e dessa forma há mais engajamento entre professor e aluno.

Conheça mais razões para adotar a EBC no seu treinamento corporativo!

Mais flexibilidade em sala de aula

Com a Educação por Competências, os colaboradores conseguem definir onde e quando vão estudar e realizar o treinamento. As novas tecnologias permitem que o aluno utilize de plataformas de aprendizagem cada vez mais intuitivas e responsivas que facilitam a mobilidade dos estudantes, inclusive possibilitando que o conteúdo seja consumido pelos dispositivos móveis, consumo este que só cresceu durante os últimos anos.

A pandemia impulsionou ainda mais a transição digital de todos os mercados, incluindo o treinamento das empresas. Logo, a adaptação permite também que os funcionários que não podem estar presentes fisicamente para os treinamentos possam ainda estar realizando a capacitação à distância, sem perder a qualidade do conteúdo.

Maior engajamento do professor e aluno

A Educação por Competências permite que o professor e aluno tenham mais engajamento nas aulas, pois se encontram em sua melhor performance através da plataforma de aprendizagem. Assim, ambos têm mais motivação para estudar, ainda mais que com as métricas de desempenho da mesma plataforma se consegue ter análise de desempenho mais personalizada dos colaboradores, de modo a oferecer um feedback mais criterioso.

Também dessa forma, os funcionários conseguem saber através dos relatórios de desempenho quais as habilidades que precisam desenvolver e quais seus pontos fortes.

Retenção de talentos

As metodologias ativas de aprendizagem dão mais confiança aos colaboradores para atuar com protagonismo sobre a sua educação, logo eles veem mais resultados e permanecem mais motivados dentro da empresa. A tendência é que eles queiram crescer na empresa e serem mais produtivos.

Dessa forma, é reduzido o turnover dentro da empresa e aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento).

Logo, a Educação por Competências, dentro das metodologias ativas, atua para que o aluno saia à frente da sua educação. Desse modo, foge do convencional, que já não é tão eficiente com as gerações atuais.

A EBC permite que o colaborador dirija sua aprendizagem em seu tempo e que só avance no treinamento quando assimilar bem o conteúdo. Desse modo, a chance de sair com o treinamento de forma mais eficiente é bem maior.

Com uma plataforma de aprendizagem que aplica bem a EBC, se consegue tirar o melhor dos colaboradores através de métricas de desempenho. Com elas, se consegue avaliar com mais detalhes onde pode o colaborador aprimorar, e isso consequentemente, aumenta o engajamento no treinamento corporativo.

Os funcionários estando mais engajados e motivados, há mais retenção de talentos na empresa e mais produtividade, logo, mais crescimento do seu negócio.

Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?

Para aqueles que não sabem, a Plataforma Brightspace pode auxiliar a sua instituição a motivar os alunos da nova geração, através da implementação da aprendizagem móvel.

Já que essa ferramenta consiste em um sistema de gestão da aprendizagem completo, intuitivo e responsivo. A Plataforma Brightspace também é adaptável a qualquer dispositivo e valoriza a experiência do usuário, simplificando a navegação do aluno dentro do software.

Contando com diversos recursos inovadores e tecnológicos, a nossa ferramenta ainda permite a personalização completa dos fluxos de ensino, assim como o uso de metodologias ativas, propondo um fluxo de aprendizagem muito mais fácil e dinâmico.

Além disso, a nossa plataforma conta com diversas ferramentas robustas de gestão e dashboards detalhados, que viabilizam a visualização da performance do estudante em tempo real e geram insights de melhorias nos processos educacionais, de acordo com as necessidades de cada aluno. Otimizando, dessa forma, o nível educacional como um todo.

Por fim, a Plataforma Brightspace também pode ajudar a sua instituição a se adequar à nova realidade do mercado educacional de maneira simplificada e muito mais acessível, oferecendo rápida implementação e suporte completo de um time técnico qualificado.

Quer saber mais? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Written by:

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. O que é Educação baseada em Competências (EBC)?
  2. Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?