Ir para o conteúdo principal

Como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior pós-pandemia?

  • 5 min de leitura

Entenda como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior pós-pandemia e qual a importância de implementar essas iniciativas.

Com todas as mudanças que o ensino superior sofreu nos últimos anos, os gestores educacionais estão buscando novas maneiras de como motivar os alunos para a aprendizagem para o pós-pandemia.

Afinal, não foi apenas o mercado que sofreu alterações, mas também o perfil dos novos estudantes, assim como as expectativas relacionadas aos professores.

Outra questão que vem influenciando os investimentos em melhorias na satisfação e incentivo dos alunos está relacionada com a própria ascendência do ensino online.

No começo da pandemia, fomos atingidos por uma necessidade emergencial de nos adaptarmos. No entanto, após um ano de desafios e muitas disrupções, entendemos que o mundo digital é o novo normal e permanecerá mesmo após o final da crise.

Nesse cenário, as iniciativas que eram impostas no presencial ou, até mesmo, em cursos EAD mais tradicionais já não são mais eficientes para alcançar os alunos e aumentar o engajamento desses estudantes no futuro do ensino superior.

Para isso, novas ações são necessárias e cada vez mais os gestores precisam ficar atentos ao comportamento de seus matriculados para implementar estratégias ainda mais personalizadas.

Diante de tudo isso, confira abaixo qual a importância de motivar os alunos no pós-pandemia e como adotar essas iniciativas.

Você pode se interessar: 7 tendências da educação que serão comuns na universidade do futuro

Importância de acelerar as iniciativas para motivar os alunos no pós-pandemia

Entender na prática como motivar os alunos para a aprendizagem do futuro promove às universidades uma série de benefícios, como:

  • Aumenta o engajamento dos estudantes;
  • Minimiza a evasão e taxa de inadimplência;
  • Potencializa a retenção de alunos;
  • Melhora a imagem da universidade para o mercado;
  • Torna o acompanhamento dos alunos mais claro;
  • Potencializa a satisfação do estudante com a sua IES;
  • Maximiza a atuação dos professores;
  • Permite um processo de aprendizagem mais focado no aluno;
  • Acelera os resultados da sua instituição de ensino.

Leia também: Tendências educacionais na sala de aula: como engajar os alunos das gerações Y e Z?

Como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior pós-pandemia?

Quando falamos sobre como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior pós-pandemia, muitos gestores imaginam que vai ser uma missão impossível, mas não é bem assim.

Há algumas iniciativas que podem ser implementadas gradualmente para tornar a sua instituição cada vez mais adequada às expectativas dos novos estudantes e às tendências tecnológicas do mercado, tais como:

Conheça os interesses de cada aluno

O primeiro passo para instituições que querem acelerar a motivação dos alunos no processo de ensino é conhecer o interesse desses estudantes.

No ensino superior, mesmo contendo, geralmente, pessoas com expectativas semelhantes, precisamos levar em consideração que são totalmente diferentes, com fluxos de aprendizagem e maneiras de assimilar os conteúdos de formas distintas.

Levar essas especificidades a sério é um modo de tornar o seu aluno o centro da sua universidade e ponto de partida para a implementação de melhorias no processo de ensino.

Promova um processo de aprendizagem centrado no aluno

Elencando o tópico anterior, apenas conseguiremos suscitar a motivação dos alunos dentro das universidades quando promovermos um processo de aprendizagem totalmente centralizado no estudante.

Essa valorização do aluno deve ser considerada desde o layout das ferramentas utilizadas no EAD até o acompanhamento desses matriculados.

O novo ensino superior veio para nos provar que o ativo mais valioso das instituições não são os conteúdos ou o tempo ensinado, e sim o fluxo de aprendizagem dos próprios alunos.

Crie um senso de comunidade

Outro ponto importante quando nos referimos à universidade do futuro é o senso de comunidade. Sabemos que um dos desafios do ensino a distância é lidar com a solidão e isolamento que esse modelo de aprendizagem provoca.

Nesse sentido, as novas tecnologias chegaram para provar que é possível promover um processo de ensino inovador ao mesmo tempo em que se valoriza a conexão entre os próprios matriculados, professores, tutores e outros agentes educacionais.

Para tal, o chamado “senso de comunidade”, que consiste no sentimento de pertencimento que o aluno possui, diz respeito à comoção de que o estudante faz parte de um grupo e, quanto maior essa afeição, mais próximo de seus colegas e docentes esse aluno estará.

Esse tipo de iniciativa auxilia não apenas em um melhor desenvolvimento desses matriculados, mas também apoia os estudantes no momento atual, em que a pandemia tem afetado tanto a saúde emocional dos brasileiros.

Você pode ter perdido: O que é a jornada de sucesso do aluno?

Estabeleça maneiras de monitorar o progresso

Não podemos falar sobre como motivar os alunos para a aprendizagem sem citar a importância do monitoramento. É por meio desse acompanhamento dos estudantes que é possível tornar o processo de ensino mais personalizado e centrado na satisfação do aluno.

Para isso, é preciso criar medidas para avaliar o progresso de cada matriculado, assim como entender suas necessidades e facilidades. Quanto mais informações a sua instituição conseguir levantar, mais direcionado será o processo de aprendizagem.

Cuide do bem estar da equipe e dos seus alunos

Sabemos que saúde mental é um dos temas mais discutidos do momento e não é por menos. A sociedade está cada vez mais ciente das síndromes e transtornos psicossomáticos que tanto tem afetado a população.

Por essa razão, o cuidado com o bem-estar da equipe de profissionais, especialmente em um cenário tão desafiador para o mercado educacional e o mundo em geral, deve ser uma das prioridades das instituições de ensino no futuro, de modo a evitar a sobrecarga e o Burnout.

O mesmo se aplica aos alunos. É importante criar conteúdos informativos, suscitar a interação e abrir canais de ajuda aos estudantes, de modo a auxiliá-los na busca por auxílio profissional sempre que necessário, potencializando o bem-estar e, principalmente, a qualidade de vida.

Adote metodologias ativas de aprendizagem e novas tecnologias

Por fim, sabemos que o mercado de ensino está no auge da transformação digital e a tendência é que siga em alta nos próximos anos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Market Research nos revela que o mercado de LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem) deve crescer cerca de $ 3,04 bilhões em faturamento entre 2020 e 2024.

Com isso, a adoção de tecnologias e metodologias ativas é fundamental para aumentar a motivação dos alunos, maximizar a atuação das IES e promover um ensino cada vez mais dinâmico.

Leia mais: Ensino no pós-pandemia: tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora

Conte com a plataforma Brightspace da D2L!

A plataforma Brightspace é uma tecnologia inovadora que te ajuda a como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior do futuro.

Consistindo em um sistema de gestão da aprendizagem, a plataforma permite a criação de cursos e treinamentos online.

Combinando simplicidade e recursos aprimorados, a Plataforma Brightspace possui um layout totalmente intuitivo e responsivo, valorizando a navegação do aluno e proporcionando diversas possibilidades de personalização.

Além disso, a plataforma viabiliza a implementação de metodologias ativas e suporta a criação de conteúdos nos mais diversos formatos, se adequando completamente às necessidades dos alunos.

Por fim, a Brightspace também conta com ferramentas de gestão completas, que permitem acompanhar o desenvolvimento dos alunos, automatizar feedbacks e personalizar o processo de ensino.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com a D2L!

Written by:

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice

  1. Importância de acelerar as iniciativas para motivar os alunos no pós-pandemia
  2. Como motivar os alunos para a aprendizagem no ensino superior pós-pandemia?
  3. Conte com a plataforma Brightspace da D2L!