Ir para o conteúdo principal

O que é educação baseada em competências?

  • 2 min de leitura

A educação baseada em competências (EBC) é um modelo de aprendizagem que dá mais importância à proficiência que ao tempo em sala de aula. Ela avalia o progresso do aluno em detrimento do tempo necessário para a aprendizagem.

A EBC vem ganhando popularidade recentemente, mas não se trata de um conceito novo. O modelo surgiu na década de 60, quando colégios nos Estados Unidos começaram a questionar se os alunos estavam aprendendo as habilidades necessárias à vida fora do ambiente escolar. Instituições em todo o mundo ainda buscam maneiras de medir o sucesso dos alunos com mais eficiência e oferecer uma experiência de aprendizagem mais econômica. E como a EBC pode ajudar?

Vários modelos de aprendizagem tradicionais utilizam fórmulas diferentes para medir o sucesso. O tempo gasto em sala de aula é fixo (como um semestre) e o domínio de uma matéria ou habilidade por um aluno é variável (baseado em uma avaliação final, por exemplo).

O modelo de ensino baseado em competências funciona de forma inversa. O progresso do aluno se baseia em seu “domínio” das habilidades e/ou seus resultados de aprendizagem. Assim, a aprendizagem acontece em um ritmo altamente individualizado. Ela pode até mesmo ocorrer muito mais rapidamente.

Modelo de aprendizagem tradicional × baseada em competências
Tradicional Baseada em competências
icon-clock O tempo é fixo O tempo é variável
icon-star É possível dominar alguns conceitos É necessário dominar todos os conceitos
icon-content A apresentação do conteúdo/material tende a ser generalizada A apresentação do conteúdo/material pode ser mais personalizada
icon-fixed O ritmo é fixo O ritmo é variável
icon-graduation Alguns alunos são bem-sucedidos Mais alunos podem ser bem-sucedidos

Crie mais oportunidades para os seus estudantes

A educação baseada em competências oferece inúmeras vantagens, tanto para instituições como para estudantes.

  • As instituições podem oferecer aos estudantes não tradicionais (como alunos adultos) a oportunidade de apender de maneira mais flexível, acessível e no seu próprio ritmo.
  • Os alunos são mais bem preparados para o mercado, uma vez que as competências aprendidas têm alta relevância para os empregadores e aplicação direta no ambiente de trabalho.
  • Os docentes se tornam aconselhadores e mentores, contribuindo ativamente para a persistência dos alunos e para demonstração bem-sucedida de sua aprendizagem.

Não é necessário que a EBC substitua os modelos de aprendizagem tradicionais. As instituições podem implementá-la da forma que considerarem mais adequada, como uma alternativa ou complemento ao seu modelo de ensino atual. David Schejbal, Reitor da University of Wisconsin-Extension, compartilha essa visão: “Não pretendemos usar a EBC e o UW Flexible Option para substituir as formas tradicionais de aprendizagem. Para nós, é uma forma de contribuir significativamente para o crescimento de todos”.

Participar de nosso próximo webinar, Quinta-feira 28 de outubro de 2015 para aprender como o sistema da Universidade de Wisconsin usou seus LMS para oferecer educação baseada em competências.

Written by:

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. Crie mais oportunidades para os seus estudantes